Back to Top

Sobreposição de imagens

Recebi a seguinte pergunta de uma colega:

Caro dr. Alexandre,
Envio, em anexo, algumas imagens de uma apostila e um livro que tenho quando fiz residência em radiologia. Envio as partes que falam da sobreposição de duas imagens de cortes em regiões diferentes do joelho. Minha dúvida, como você entendeu, é de como conseguir sobrepor estas imagens no Osirix para fazer medições. No exame de joelho TA-GT a sobreposição não tem finalidade de fazer todas as medições finais, apenas algumas.
Não tenho nenhum vídeo explicando esta técnica, mas tem este site que aborda este assunto:
https://sites.google.com/site/coordenacaoradiologia/artigos/medicoes
Porém, a medição realizada neste site parece ter sido feita em um tomógrafo.
Trabalho com um GE, que não disponibiliza realizar esta técnica.
Aproveitando o contato, também tenho interesse em laudos de pescoço e músculo-esquelético.
Na clínica em que laudo e da qual sou sócia, temos especialista para cada área, portanto, não laudo tórax ou abdome. Músculo-esquelético são laudados por sistema de telerradiologia. Não tenho dificuldades nesta área de músculo-esquelético, em questão de diagnósticos ou anatomia. Precisaria, para maior agilidade nos laudos, aprender a manipular todas as ferramentas que o Osirix disponibiliza.
Obrigada pela atenção e aguardo retorno à respeito do joelho TA-GT.
Quanto às aulas do Osirix, lhe retornarei em breve também.
 
Dra. Jacqueline Borges Domingos Coelho
           CRM MG: 24850

O OsiriX permite a sobreposição de imagens por diversos métodos diferentes, por exemplo o MIP, mas acredito que a solução para o problema não esteja na sobreposição de imagens, e sim na colocação do ROI em diversos planos ao mesmo tempo. O video explica isso.
 

Gostou?: 
0
No votes yet

1 Comment

imagem de drademirlopes

DR ALEXANDRE, BOA NOITE.
PARABÉNS PELO CURSO.
MINHA DÚVIDA:
 
MORO NO INTERIOR MUITO LONGE DA CAPITAL USO  A TELERADIOLOGIA. TENHO UM CT TOSCHIBA ANTIGO MAIS MUITO BOM.
 FACO COLUNAS LOMBARES E CERVICAIS E FAÇO RECONSTRUÇÃO PARA OSSO E PARTES MOLES- FC 20 E FC 60. NO TC SEPARO AS IMAGENS DIREITINHO  MAS QUANDO MANDO PRO OSIRIX ELAS GHEGAM AGRUPADAS POR SÉRIES E TODAS MISTURADAS...FC 20 E DEPOIS FC 60,,NOVAMENTE 20 E DEPOIS 60. IMPOSSIBILITANDO O MPR
COMO RESOLVER ISSO ?
ALÉM DISSO COMO COLOCAR NA IMAGEN DO DISPLAY O NÚMERO DO FILTRO USADO PARA FICAR MAIS FÁCIL IDENTIFICAR E SEPARAR AS IMAGENS ?
 
DR ADEMIR   CAMPOS BELOS GO